18 abril 2013

Onde é que eu tenho andado? - Faculdade e outros assuntos

Tumblr_mlednmjnjk1qctfedo1_500_large

 Olá,
 Como devem ter reparado, tenho andado mais ausente aqui do blog e se seguem a página do facebook do blog já devem saber que se deve ao facto de andar carregada de testes, trabalhos e compromissos.
 Ora, como também devem saber, eu ando a tirar direito na Universidade de Lisboa, que é só a faculdade de direito mais exigente do país, o que requer muito trabalho da minha parte. O problema é que sendo eu ainda uma caloira, ainda estou a recuperar da fase do choque. A vida académica é muito diferente da vida de estudante de secundário. São realidades bem distintas e quando se entra, especialmente numa faculdade tão exigente como a minha, parece que o chão nos foge dos pés e a segurança que tínhamos anteriormente desapareceu. Não sei quanto aos outros estudantes mas para mim a entrada na faculdade obrigou-me a crescer e a mudar hábitos que já estavam enraizados desde cedo.
 Tive de me habituar a não ver as notas mais altas que costumava ter porque ali é impossível, por exemplo, ter um 16 a certas cadeiras a menos que se tenha tudo certo num teste (sim, parece que o 20 desapareceu da escala, magicamente). Também o estudo tem sido algo difícil para mim. Sempre fui daquelas alunas preguiçosas, que não estudavam muito e tinham notas boas (não excelentes, mas boas) e agora isso mudou.
 Isto cria medos muito grandes, vontade de desistir, falta de força de vontade, cansaço extremo, tristeza, pressão, stress, etc. No final, os planos para o futuro ganham e eu acabo por voltar a empenhar-me mas tem sido um caminho muito difícil de percorrer. Dizem que esses são os melhores, quando chegamos ao fim, não é? Então espero que valha mesmo a pena.

 Isto tem sido uma grande parte da minha vida. Não posso sair com os meus amigos porque estou sempre enfiada em casa a estudar e quando não tenho de estudar estou a recuperar energias. Vejo o meu esforço a ser traduzido em notas não tão boas e isso tudo causa-me quebras emocionais. Pode parecer parvo e muitos podem achar que não é motivo para tanto mas para mim as mudanças são algo complicado. Nunca lidei bem com as mudanças e nem gosto de mudar.

 Passando para outro ponto, há coisas que me fazem impressão na blogosfera. Apesar de ter este blog há apenas dois meses (quase), já tive outros e já sou "destas andanças" há bastantes anos e nunca entendi o motivo de vir comentar os blogs das outras pessoas a dizer "Olá segues o meu blog?". Eu sei que temos de divulgar mas para isso pode-se simplesmente colocar o link no final do comentário e basta. Adoro receber comentários que sejam construtivos e que mostrem que a pessoa leu o post nem que tenha sido por alto. Mas quando aparecem comentários em que o único conteúdo é pedidos para seguir o blog... Não os aceito pelo simples facto de achar que não foi para isso que criei o blog. Criei-o para partilhar com o seu público aquilo que sei e que gosto de fazer e falar não para fazer e receber favores.

 Peço desculpa pelo post gigante mas este blog é um espelho daquilo que eu sou e achei que desabafar nele fazia todo o sentido... Se alguém o leu todo, obrigada.

Beijinhos <3

17 comentários:

  1. Estou com algum receio por causa desssas mudanças que dizes estar a sentir...
    Quanto aos comentários, eu não aceito comentários de autopromoção nem aqueles que têm exclusivamente o link do blogue em questão. Acho falta de respeito :)

    ResponderEliminar
  2. Mas não sumaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, aqui é muito lindo. adoreyyy
    #BIJÚ
    http://lucasrushutsu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Embora não sirva de comparação, quando entrei na escola profissional, vi-me com muitas mais responsabilidades em cima do que costumava ter no meu percurso académico. Coisas como estágios, PAP e afins deram-me alguns cabelos brancos (felizmente, não é literal!!!!).
    No teu caso, embora a Universidade seja uma fase super complicada (mas quem me dera a mim lá estar) vais ver que, no fim, o esforço compensa! Estás a lutar por teres um futuro melhor. As coisas podem começar a melhorar... Vais-te ver no fim do curso, com um sorriso por teres conseguido ultrapassar uma fase tão stressante! :)
    Aproveita agora que o tempo está bom e tira, nem que sejam uns minutinhos, para estares na varanda a apreciar o sol. Quem sabe se, quando passar a fase dos teus testes, não possamos ir todos sair :3

    Força nisso, sis ♥

    ResponderEliminar
  4. Começo a ficar com medo da universidade :/
    Mas não desistas! Vais ver que no fim esse esforço vai valer a pena :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Compreendo-te perfeitamente, eu no secundário era aluna de 16/17 e agora quando tenho um 10 já fico contente lol Já para não falar da minha vida social que é muito mais escassa, mas pronto é um esforço que temos de fazer se queremos acabar a licenciatura dentro do tempo previsto :)
    Boa sorte com os trabalhos ;)

    ResponderEliminar
  6. Acredito que o esforço e a dedicação acabam sempre por ser recompensados, por vezes não da maneira que esperamos nem na altura que esperamos, mas acredito que um dia chega "o nosso grande dia"!! Enquanto o curso, a universidade te fizerem feliz dedica-te ao máximo porque vais ver que vai valer a pena :)
    Pensamento positivo e... Be Happy!! :D

    *kiss kiss*

    http://dearlipstickblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Obrigado por me seguires ^^ estou a seguir-te de volta!

    ResponderEliminar
  8. Eu li todo =) é sempre dificil mudar certos habitos! eu por exemplo vi-me numa situaçao diferente da tua, quando tirei o meu curso é que realmente me empenhei e vi resultados muito bons a aparecer, enquanto que no meu secundario me contentava com uma nota razoavel... Quanto ao que referes ainda acontece muito de apenas te comentarem em troca de seguidores, eu tambem não aceito! Gosto que partilhem, sim como falas no final do comentario, porque gosto de retribuir a visita... Beijinho*

    http://cronicasdasu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Como eu te compreendo!
    Agora junta isso a uma enorma desmotivação...ultimamente é o que tenho sentido também.
    Mas força!!
    Beijinhoo*

    ResponderEliminar
  10. A faculdade tira o tempo mesmo (não faço mais tenho colegas que sim) Afinal, temos que nos dedicar e etc... Não desista. ESTOU TORCENDO POR VOCÊ. BOA SORTE.
    Beijos.
    www.diariodostreze.blogspot.com

    fixo: Desculpa não ter vindo aqui esses dias estava estudando para a prova e mudando o layout.

    ResponderEliminar
  11. Aww que giro, somos como que vizinhas universitárias :)
    Apesar de não estar em Direito e de não faz a absoluta miníma ideia de como é que é o curso, eu até que compreendo a tua situação. E já ouvi umas quantas pessoas da FDUL "queixarem-se" de toda essa exigência. A vida académica e todo o esforço que é requerido não tenha nada a ver com a nossa vida no Secundário. Infelizmente, penso que o sistema é tendencionalmente facilitador e que não nos prepara muito bem para o que se segue. Embora sejam muitas as dores de cabeça que ganhemos, penso que no fim acabaram por ser bons anos. Já vou no meu segundo ano e, pontos negativos à parte e, apesar de toda a dedicação e empenho tenha de ter sido triplicada, sei que não podia estar mais feliz na Universidade. É a maneira de obtermos uma boa qualificação para quando depois formos para o mercado de trabalho. E, além do mais, partindo do princípio que escolhemos um curso de que gostamos, eestaremos a fazer algo pelo qual temos uma grande paixão: e penso que isto é o que faz destes anos, os nossos melhores anos.

    Dito isto, só quero deixar aqui que, apesar de o caminho ser penoso, penso que no final tudo isto valerá bem a pena. E, depois, sempre se tem as férias de Verão para se repôr toda a energia. Espero que te corra tudo muito bem neste e nos próximos anos :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Onde andas? :)
      Concordo contigo a 100% e acredito que o 1º ano seja o pior!
      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
    2. Estou na Faculdade de Letras (FLUL). Como fica mesmo à frente da tua é como se fossemos vizinhas :p
      Penso que, sempre que se mude de ensino (seja do básico para o secundário ou do secundário para o superior), o primeiro ano acaba sempre por ser o pior. Este é o primeiro ano em que estamos nalgum lado novo, em que temos de nos adaptar. A partir daí já conhecemos, neste caso, o curso, o modo como funcionam os professores e colegas, o que devemos ou não fazer, etc..

      Beijinhos!

      Eliminar
  12. Sim, a universidade tirou-te o tempo livre e a tua vida passou a ser estudo estudo estudo com pouquinho tempo para descansares mas é por um futuro melhor tal como tu dizes ^^ Força nisso, little bunny!!
    E concordo, se tivesse um blog não iria aceitar autopromoção nem comentários que só têm o link dos blogues...

    <3

    ResponderEliminar
  13. Também não gosto desse tipo de comentários, assim como não gosto quando perguntam coisas que estavam no texto explicadas :/
    Quanto ao main assunto do teu texto. Eu relaciono-me um pouco com isso.
    Eu no secundário não era uma excelente aluna mas tinha boas notas, a mais alta era o 18 a biologia e a média em geral acabou no 16. Não é excelente, mas é bom. E acabei por entrar no curso de engenharia civil e bem... Digamos que não tiro nenhuma nota acima de 15 e já 15 é um luxo. Aliás, para algumas cadeiras parece que um 10 é um luxo, olhando para a fraca taxa de aprovação.
    É um pouco frustrante porque às vezes nem é por falta de estudo, é mesmo por causa do ridiculo grau de exigencia nos testes e nos trabalhos.
    Tenho trabalhos a todas as cadeiras, mais que um e não são trabalhos quaisquer. Eles basicamente dão-nos um projeto de um prédio e mandam-nos dimensionar uma quantidade de coisas que nem te passa pela cabeça --' E juntando todas as 5 cadeiras isto quase que resulta num esgotamento cerebral.
    Eu não tiro notas fantásticas, a minha média é de 13 agora na universidade, mas estou no quarto ano e fiz as cadeiras todas à primeira. Sei que para outros cursos isto se calhar é uma miséria mas para cursos como o nosso isto é muito trabalho e muito empenho!
    Apesar de me deixar triste como a ti ter descido tanto as notas, fico contente porque sei que estou na minoria dos 10% ou menos que nunca reprovou a nenhuma cadeira, ou seja, suponho que tenha o seu mérito xD E acho que é assim que deves pensar também, de certeza que os resultados que tens por comparação são bons e é como te digo há muitas cadeiras que o objetivo é passar e não tirar boa nota. Porque parece que os professores assim querem que seja.
    De certeza que vais conseguir fazer tudo direito e adaptar-te, não desistas e não fiques insegura porque não é problema teu, é mesmo assim que é com alguns cursos :)

    ResponderEliminar
  14. Acho a coisa mais linda esse Português seu, aí :P E vou começar a te entender e passar pelo mesmo em breve, e acredite, não vejo a hora <3

    Obrigada pela visitinha lá no blog, viu?

    Beijos,
    http://www.garotasemcliches.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo