08 setembro 2013

Dicas para um ano de sucesso na faculdade


 Olá!
 Setembro chegou e isto significa mais um regresso às aulas. Para alguns será um ano bastante importante: o ano da entrada na faculdade. Vêm aí muitas mudanças, será altura de crescer e enfrentar novos desafios. Provavelmente grande parte das pessoas que ingressam ente ano no ensino superior estão assustadas ou nervosas com o que aí vem. A pensar neste período de grande ansiedade decidi reunir algumas dicas e conselhos para que entrem na faculdade com o pé direito.
 Antes de mais devo dizer que eu mesma enfrentei o primeiro ano ainda o ano passado (vou para o segundo ano) e partilhei os mesmos receios que muitos estão a ter hoje em dia. Errei em bastantes aspectos e fui um pouco mal preparada, pelo que aprendi muita coisa através de tentativa e erro. Estas são apenas algumas dicas e conselhos que eu penso que podem ajudar quem está avançar para esta nova etapa.

1. Preparar tudo com antecedência.
 Isto é muito importante especialmente para quem vai sair de casa dos pais. Eu não passei por essa experiência pois a minha universidade não fica muito distante da minha casa e por isso continuo a morar com os meus pais mas, pelo que ouvi de amigos e colegas, é essencial preparar tudo com a devida antecedência. Não recomendo verem casas muito em cima da hora nem comprar as coisas à pressa. Façam as coisas com calma, ainda durante a ultima semana de férias. Se for o caso e se puderem ter opção de escolha, partilhem casa com alguém que já conheçam ou que saibam que tem sentido de responsabilidade e que saiba dividir as tarefas domésticas. 

2. Estudar desde o primeiro dia!
 Provavelmente estão fartos de ouvir isto mas eu cometi o grande erro de não estudar com antecedência. Na escola secundária conseguia tirar notas satisfatórias com poucos dias de estudo e quando cheguei à faculdade deparei-me com um mundo diferente e o facto de estar numa das faculdades mais exigentes do país também não ajudou. 
 Na universidade as coisas mudam imenso. É mesmo preciso estudar com muito tempo de antecedência e pensar nos exames finais desde o primeiro dia. O aconselhado é estudar um pouco todos os dias, nem que seja uma hora. Um bom método também é organizar um grupo de estudo mas tenham em mente que é para estudar e não para por a conversa em dia. Para quem se distrai facilmente (como eu) é mais aconselhável estudar sozinho num espaço calmo como o vosso quarto ou a biblioteca da faculdade. Para mais dicas de como estudar melhor podem consultar o meu post sobre como organizar o estudo.

3. Encontrar um balanço entre estudo e diversão.
 Vão entrar na universidade e a vontade de conhecer novos amigos, ir a todas as festas e explorar a cidade poderá ser muita. O ideal é saber encontrar um balanço entre o estudo e a diversão, não abdicando nem de uma coisa, nem de outra. É possível encontrar esse balanço com uma boa gestão de tempo. Não se esqueçam que existirão alturas, como as dos testes e exames, em que a diversão terá de ser posta de lado para dar mais atenção ao estudo pois, no final de contas, é para isso mesmo que estão na faculdade. Nunca deixem de estudar para um teste para sair à noite nem atrasem um trabalho para ir passear com uma amiga. Depois dos estudos terão tempo livre para desfrutar com os vossos novos e velhos amigos.

4. Perder a timidez e conhecer gente nova!
 O estudo vai ocupar grande parte do vosso tempo mas não se tornem anti-sociais por causa disso! Para quem é mais tímido, seguramente é mais complicado fazer novas amizades mas ter amigos ou pessoas chegadas na faculdade é extremamente importante por vários motivos! Os amigos tornam o vosso tempo de aulas mais agradável e divertido e podem ajudar-se uns aos outros e tirar dúvidas sobre determinada matéria. 
 Lembrem-se que a grande maioria das pessoas também não conhece ninguém ou muito pouca gente por isso sejam abertos, descontraídos e amáveis! Não há melhor altura para conhecer gente nova!

5. Tirem apontamentos e sejam participativos.
 Na faculdade a participação nas aulas é muito importante. Preparem as aulas em casa, dêem uma vista de olhos pela matéria que será dada e não tenham medo de por o dedo no ar. Tirem apontamentos do essencial nas aulas e em casa voltem a ler esses mesmos apontamentos. 

6. Não tenham medo de errar.
 Estão a entrar num mundo novo e ninguém sabe tudo à primeira. Aceitem que possivelmente irão cometer erros e aprendam com eles.

7. Não esperem só festas e diversão.
 Muitas pessoas entram na faculdade com a ilusão de que irão encontrar só festas, diversão, pessoas divertidas e os melhores anos da vossa vida. Até que podem vir a ser os melhores anos da vossa vida mas preparem-se para estudar como nunca antes pois a diferença entre a faculdade e a escola secundária é abismal.

8. Tirem dúvidas e falem com os professores.
 Na universidade os professores são mais distantes e talvez até um pouco frios. Apesar disso, não tenham medo de expor dúvidas. Têm um trabalho para fazer? Falem com o professor e perguntem como é que ele quer o trabalho feito. Os docentes não mostram mas eles dão grande valor a quem tira dúvidas e é interessado. 

9. Não faltem à aulas.
 Apareçam nas aulas (sim, mesmo as teóricas) e não se deixem vencer pela preguiça. No final, vai compensar pois os professores dão sempre dicas e explicam melhor o que vem escrito nos livros.

10. Praxes? Não aceitem humilhações.
 Uma das coisas que assusta muitos caloiros são as praxes. Eu não fui praxada porque entrei na 2ª fase e não foi por causa disso que não me integrei. Participar ou não na praxe é uma escolha vossa, depende daquilo que estão dispostos a aguentar e do tipo de praxe da vossa faculdade. Aconselho a aparecerem no primeiro dia e verem se se adaptam, se gostam e se é divertido. Aproveitem o momento e divirtam-se muito mas não deixem que alguns Veteranos mais "frustrados" vos humilhem pois todos têm direito a serem respeitados como seres humanos e se for preciso recusarem-se a fazer algo, não tenham medo de o fazer. Se as coisas correrem mal, podem desistir a qualquer momento e não é por não participarem na praxe que vão ser postos de lado ou não conhecer ninguém, acreditem! No entanto, se aceitarem a praxe mantenham a humildade e o espírito livre pois a praxe é isso mesmo: mente aberta e brincadeira. Já agora, todos podem trajar mesmo que não sejam praxados.

 E são estas algumas das dicas que vos posso dar. Desejo a todos um excelente ano académico e que consigam aproveitar ao máximo esta nova etapa!

Beijinho

13 comentários:

  1. Olá gostaria de saber em que universidade e curso? Pois seria uma mais valia para mim porque pode ser esse o curso que eu vou escolher e assim tirava dúvidas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Valew as dicas, vou marcar aqui aqui alguns anos uso =D

    http://nosnocomputador.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Um dia ainda irei experienciar isso tudo! Nessa altura, vou voltar a este post, relê-lo e seguir as tuas recomendações, hehe. Sem dúvida que são bons conselhos!

    Boa sorte para o teu segundo ano, sis!

    ♥♥

    ResponderEliminar
  4. Que saudades dos tempos de faculdade...

    http://dearlipstickblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Apesar de ainda não ir já para a faculdade gostei bastante das dicas. O tempo passa rápido e qualquer dia chega a minha vez. Tocaste em pontos muito importantes!
    Beijinhos :)

    www.purelypink.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Dicas optimas!! Gostaria de um dia po-las em pratica... nunca se sabe!
    Espero que este ano te corra melhor, little bunny!! Boa sorte!

    <3

    ResponderEliminar
  7. Ótimas dicas Márcia, confesso que preciso por algumas coisas dessa lista em prática, principalmente a primeira dica haha
    ótimo post.

    Beijão e um bom inicio de semana.

    Opinando Moda

    ResponderEliminar
  8. Como alguém que já passou por quase tudo o que mencionaste, as tuas dicas não podiam estar melhores!
    Boa Sorte a toda a gente.
    Beijinhoo*

    ResponderEliminar
  9. Embora este ainda não seja o meu ano de universidade, adorei as dicas! :)

    ResponderEliminar
  10. Estando na universidade há já 5 anos, acho que estas dicas realmente são boas :)
    Também fiz uma série de posts do género no meu blog, para ajudar quem vai entrar agora nesse novo mundo :)
    Beijos,
    Salomé
    The Fashionista Pretender: Blog | Facebook

    ResponderEliminar
  11. Adorei as tuas dicas e tendo já passado por todas essas fases, concordo plenamente.
    Gostava só de fazer uma pequena correcção e espero que não leves a mal, mas ao contrário do que disseste, na Universidade de Évora, por exemplo, não podes trajar nem participar em qualquer evento da tradição académica se não fores praxada... É uma regra sem jeito, mas é verdade.

    De resto, tudo óptimo, boa sorte para o teu curso e vou passar a seguir o blog ;)

    ResponderEliminar
  12. Gostei bastante deste post e com concordo com tudo o que disseste. Eu, por acaso, também entrei em segunda fase e não fui às praxes. Primeiro, porque já tinha faltado a imensas aulas e, segundo, porque as praxes na minha faculdade são uma coisa horrível. Não servem para nada mesmo. E também não foi por ir às praxes que não me integrei. E adoro o último pormenor desse parágrafo. Era algo que às vezes me dá vontade de espetar na cara de alguns veteranos, que têm a mania que são os "reis da selva" (ou assim). É um direito nosso de trajar a partir do momento em que nos tornamos alunos da universidade. E se há coisa que eu aprendi nestes últimos dois anos (felizmente já vou para o meu último ano), é que o estudo e a organização nunca são demais. É um nível académico que exige bastante de nós.

    Boa sorte para o teu segundo ano :)

    ResponderEliminar

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo