01 maio 2014

Como lidar com stress, pressão e ansiedade

 Todos nós, no nosso dia-a-dia, sentimos a pressão das tarefas, obrigações e responsabilidades. Ainda que todos nós tenhamos formas diferentes de lidar com a vida, a esmagadora maioria das pessoas já passou por um período de stress e de ansiedade.
 Seja por causa do trabalho, do exame ou teste que têm que fazer, de terem de enfrentar determinada pessoa ou situação, há sempre algo que, num certo ponto da nossa vida, nos faz sentir ansiosos. 
 Há pessoas que lidam bem com a pressão, que se sentem motivadas com isso e depois há outras que se deixam arrastar para um mar de problemas, de pensamentos destrutivos, de falta de sono e de pânicos. É sobre isso que vamos falar hoje: como lidar com o stress, a pressão e a ansiedade e viver melhor.
(imagem: tumblr)
Faz uma pausa
 Por vezes parece que o tempo nos foge e se o tentarmos agarrar ele escorrega-nos entre os dedos. É difícil tomar as rédeas e ter controlo do nosso tempo mas o mundo não desaba por uma pausa. Tira nem que sejam cinco minutos para respirar fundo, acalmar, pensar em coisas completamente distintas das que te atormentam e recarregar as energias. Por vezes, tudo aquilo que o nosso cérebro precisa é de uma pequena pausa para poder voltar à carga.

Organiza-te
 Muitas vezes acontece o stress originar-se da desorganização. Quando controlas o teu tempo sentes que tens controlo da tua vida. Compra uma agenda e planeia os teus dias, avalia o tempo que vais precisar para determinada tarefa e estipula um horário (não te esqueças de tempo livre para descansar!). Se não gostas de horários, experimenta fazer uma lista de metas para o teu dia. Por exemplo, escreve uma lista de coisas como "estudar para o teste da próxima semana", "fazer exercício", "arrumar o quarto" e à medida que concretizas os objectivos mete um visto para saberes que cumpriste o planeado. Vai-te dar motivação e é surpreendentemente relaxante a sensação de "missão cumprida".

Cria um ambiente relaxante
 Experimenta um banho quente com espuma, acende algumas velas e não penses em nada que te deixe em estado de ansiedade. Aproveita para ler aquele livro que ainda não conseguiste começar e deixa-te embrenhar na história. 

(imagem: tumblr)

 Muda a tua atitude!
 Não vale de nada fazer mil e uma coisas se a tua mente é constantemente negativa. Eu sei, por experiência própria, que nem sempre é fácil pensar positivo mas a mente é susceptível de ser treinada por nós e se realmente quisermos encarar a vida de forma mais positiva isso é possível. Pensa no problema, pensa no que podes fazer para o resolver. Se puderes fazer algo então trabalha para isso, se não puderes então não te vale de nada preocupares-te com coisas que estão fora do teu controlo. Vê a vida com outros olhos e sorri, sempre de cabeça erguida. Preocupar só te consome a alma com pensamentos desnecessários e fazem-te gastar momentos preciosos da vida a pensar demais.

Experimenta meditação e faz exercício físico
 Meditar ajuda muito. Eu aconselho o site calm.com (se perceberem inglês), pois ajuda imenso a desanuviar nem que seja por cinco minutos. 
 Exercitar é também uma excelente forma de combater o stress e aliviar a tensão, não só dos músculos como da mente. Porque não experimentar por a tua música favorita e dançar para libertar toda essa ansiedade? É remédio santo!

(imagem: tumblr)

 Experimenta chás relaxantes
 Chá não só é relaxante por ser uma bebida quente que nos faz sentir confortáveis mas algumas plantas têm mesmo propriedades calmantes e é tudo natural! Os meus favoritos são a camomila e a verbena. Também muito bons para quem tem problemas em adormecer.

Faz uma escapadinha
 Se puderes combina uma viagem ou então simplesmente faz um passeio pela tua cidade. Aprecia a arquitectura, a arte, repara nas pequenas coisas que a pressa do quotidiano não te deixa reparar. Vais-te impressionar com as coisas bonitas que podes descobrir e, quando deste por isso, não pensaste uma única vez naquilo que te faz sentir stress. 

E estas são as minhas dicas para ajudar a levantar a moral e levar a vida de forma mais alegre!
Beijinhos <3

5 comentários:

  1. Adorei! Vou ter estas dicas em conta mais vezes :3 Gosto muito da app do Calm, é imensamente relaxante ficar ali a escutar e livrar a mente de qualquer pensamento negativo!

    Beijinhos! ♥

    ResponderEliminar
  2. Por acaso costumo fazer várias das recomendações que dás!
    Às vezes entrarmos em pânico é o que dá cabo de nós...
    beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Óptimas sugestões. Por acaso sou uma pessoa que lida muito bem com essas situações e mantenho sempre o pensamento positivo, mas saber estas dicas dá sempre jeito :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. De todas essas dicas, o chá é aquela que não se enquadra nada comigo. Odeio chá :x
    Beijinho*

    ResponderEliminar

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo