25 março 2015

Como controlar a pele oleosa


  Olá meninas!
 Hoje vamos falar um pouco sobre a pele oleosa, mal que muitas de nós sofremos e não só nos nossos anos de adolescência. Eu mesma lido com esse problema há muito anos (praticamente, desde a pré-adolescência)  pois tenho pele mista com a zona T bastante oleosa e sei o quão incomodativo e pouco apelativo é ter a pele constantemente a produzir óleos e a arruinar tudo aquilo que pomos na cara. Especialmente depois de começar a usar maquilhagem esse problema ainda me incomodou mais mas ao longo dos tempos aprendi a controlar e a melhorar um pouco a minha pele e espero conseguir ajudar-vos com algumas dicas.

1. Não usar produtos de limpeza agressivos. Este erro é muito comum e eu mesma já o cometi quando era mais nova. Porque a nossa pele está a produzir tanto óleo, sentimos que a coisa mais acertada a fazer é limpar e esfoliar a pele constantemente de modo a aniquilar qualquer resto de óleo na nossa cara. Errado. Na verdade, se usarmos um produto de limpeza, como por exemplo um gel, que seja muito agressivo vamos estar a tirar à nossa pele todos os óleos naturais e a pele vai entrar em desequilibro e vai reagir a isso produzindo ainda mais óleo! Por isso, usem um produto de limpeza suave, indicado para o vosso tipo de pele e evitem o álcool!

2. Nunca esquecer de hidratar! "A minha pele é tão oleosa que nem precisa de cremes!" é o que provavelmente a maioria das pessoas pensa quando se depara com este problema. Não é verdade. Pelo mesmo motivo que referi acima é muito importante manter o equilíbrio na nossa pele, por isso é aconselhável usar um creme hidratante próprio para peles oleosas/mistas que vos dê hidratação sem pesar. Se a vossa pele estiver hidratada não vai sentir necessidade de produzir tanto óleo e assim não correm o risco de ficar com uma zona T oleosa e o resto da cara seca e com peles soltas. 

3. Escolher a maquilhagem apropriada. É muito importante saber o que usar quando temos pele oleosa. Procurem uma base indicada para este tipo de pele, que dê um efeito mate e de preferência que tenha boa durabilidade. Não apliquem demasiada base, apenas o suficiente para dar cobertura e, de seguida, usem um pó matificante que vos vai ajudar a fixar a base e a fazer com que ela dure mais tempo. Isto é absolutamente indispensável para quem tem pele oleosa! Tragam o vosso pó na mala e blotting paper para retirar o excesso de oleosidade durante o dia e depois retocar com o pó.

4. Beber (muita) água! Isto é muito importante, não só para a pele mas para todo o nosso organismo! No mínimo, 1,5L por dia! Não custa nada, é refrescante e tem imensos benefícios. A água vai ajudar a limpar o vosso organismo de todas as impurezas e isso vai traduzir-se na vossa pele! E repito: uma pele hidratada fica mais equilibrada, logo não produz tanto óleo! 

5. Limpar a pele ao fim do dia. Quer usem maquilhagem ou não (mas se usarem isto é ainda mais importante) limpem SEMPRE a pele antes de dormir. Nunca durmam com maquilhagem no rosto! Para além de contribuir para o envelhecimento da pele, obstruí os poros! Durante o dia a nossa pele está sujeita à poluição e a tudo o que anda no ar por isso é muito importante que nunca se esqueçam de a limpar. Se acham que dá muito trabalho simplifiquem a rotina! Uma rotina simples seria, por exemplo: água micelar para remover a maquilhagem, gel de limpeza e hidratante. É fácil e a vossa pele agradece! 

6. Máscaras miraculosas, limão... NÃO! Digam não a certas "máscaras milagrosas" que encontram na internet. Sim, é verdade que existem máscaras caseiras formidáveis mas façam uma pesquisa antes de porem seja o que for na vossa pele! Tem sido bastante indicado usar limão no rosto mas, na verdade, o sumo do limão vai perturbar o pH da pele e fazer com que ela venha a ter o tal desequilíbrio que temos falado!

 São estas as minhas dicas principais sobre como lidar com a pele oleosa. Não esperem que a vossa pele passe a ficar perfeita mas irão notar algumas diferenças, com certeza. Aprender a lidar e aceitar a pele que temos é muito importante para saber o que devemos ou não usar. 
 Apesar de tudo, não deixem que a vossa pele vos deixe a auto-estima em baixo. É importante cuidar dela mas não devemos fazer disso um "bicho-de-sete-cabeças". São lindas, independentemente do tipo de pele que têm!! 

Beijinhos

4 comentários:

  1. Eu costumava ter a pele muito oleosa mas com os anos mudou muito, agora está mais entre a combinação e a pele seca, o que é pior de domar do que a pele oleosa penso.

    ResponderEliminar
  2. Tenho o mesmo problema com a zona T (e por vezes nas maçãs do rosto), é bastante oleosa! Este post relembrou-me que preciso dum novo gel de limpeza pois o meu já era LOL Nota-se sempre uma grande diferença quando se trata da pele e quando não se trata! E vou passar a controlar a água que bebo (ou seja, a beber a minha garrafa inteira e um pouco mais)!

    Dicas úteis, irei metê-las em prática!
    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  3. Naturalmente é sempre bom partilhar experiências. No mínimo podemos avaliar e pôr em prática o que achamos mais adequado para nós. Os teus conselhos são pérolas de conhecimento.
    Por exemplo beber muita água. Não bebo muita água durante o dia mas vou seguir o teu conselho, este e os outros.
    Obrigada!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Olha deu-me bastante jeito este artigo.
    Beijinho

    adonadasushi.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo