23 fevereiro 2013

Como organizar o estudo

 Com a mudança do secundário para a faculdade notei que os meus métodos de estudo nos quais confiava antigamente já não me serviam. Vi-me obrigada a exigir mais de mim e por isso a mudar a minha forma de organizar o meu tempo e o meu estudo, de forma a poder corresponder melhor às dificuldades impostas.
 Como tal, decidi partilhar aqui algumas dicas que vos podem ajudar a aproveitar melhor o vosso estudo e a obter melhores resultados
  • Gere bem o tempo! Por vezes mais vale uma hora de estudo bem aproveitada do que três horas a olhar para os livros sem fazer a mínima ideia do que se está a fazer ou com a cabeça noutro lugar. É uma dica clássica mas, de facto, mais vale estudar pouco tempo de cada vez e descansar a mente com pequenas pausas do que forçar o cérebro a interiorizar tudo e ficarmos cansados, o que resulta num mau aproveitamento.
  • Afastar de distracções! Outra dica clássica mas que, por vezes, não lhe damos a devida atenção. Televisão, telemóvel, computador... Tudo isso é para ser afastado! O truque é ter no local de estudo apenas o material essencial e nada mais.
  • Ter interesse. Por vezes torna-se difícil (eu sei por experiência própria!) mas quando encontramos algum interesse na matéria que estamos a estudar tudo se torna mais fácil. Lê bem e reflecte. Se calhar não é assim tão aborrecido quanto parece. Se nos interessarmos pelo tema vamos ter curiosidade em saber mais e o que estamos a estudar fica-nos gravado na memória com muito mais facilidade.
  • Não decorar. Esta regra é fundamental! Decorar coisas leva ao esquecimento e à tão temida branca na altura dos testes. Compreender o que estás a estudar é a melhor solução!
  • Por a preguiça de lado. Esta é a minha maior dificuldade. Admito que sou preguiçosa por natureza e por vezes nem apetece pegar nos livros quando podia estar no computador ou a jogar! É aqui que entra a nossa força de vontade. Temos de estabelecer prioridades. O que é mais importante? Uma diversão momentânea ou uma boa nota no teste que se avizinha? Vencer a preguiça e conseguir alguma motivação pode parecer complicado mas não é impossível.
  • Ler e resumir. Eu gosto de resumir a partir dos livros que leio. Seja a computador, seja em papel, é uma boa maneira de apreender a matéria. Sublinha as partes mais importantes, faz esquemas e tenta fazer um bom resumo, que não seja demasiado denso e que contenha apenas o que é essencial
  • Confiar em nós mesmos. Eu sou por natureza uma pessoa muito negativa e tenho sempre tendência para entrar em pânico com o medo de falhar. Com a experiência fui dando conta de que essa atitude não leva ninguém a lado nenhum. Se tivermos mais confiança em nós é logo caminho andado para ter melhores resultados, não só nos estudos mas como em tudo na vida.
  • Ter uma agenda. Pode facilitar muito termos um lugar onde apontar as datas dos testes e dos trabalhos. Também podes fazer um plano para o dia, definir o que pretendes fazer ao longo desse dia e organizar o tempo que estará destinado ao trabalho e ao lazer.

 E pronto. Por agora é tudo. Não é nenhum "guia milagroso" nem é nada de novo ou entusiasmante. São apenas pequenas dicas de alguém que também está a estudar. Não sou uma aluna brilhante mas sei que quando o meu estudo é melhor organizado consigo obter melhores resultados. Espero que tenha ajudado alguém!

Beijinho!

13 comentários:

  1. São boas dicas! Quando estava na escola, mal seguia algumas regras, especialmente a das distracções. Tinha sempre ao pé de mim qualquer coisa que me distraia. E se não tivesse, a minha cabeça simplesmente vagueava LOL Ainda assim, quandoe estudava, ás vezes lá me safava. Mas isto na escola normal, claro.

    luv ya <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre é fácil segui-las mas por vezes tem mesmoo de ser! :b
      <3

      Eliminar
  2. Muito boa as dicas. E é sempre bom segui-las, pra lá na frente, se dá bem. Beijos

    Marina Alessandra do blog Maior de Idade
    @mariinaale
    @maioordeidade

    ResponderEliminar
  3. Adorei as dicas, eu estava precisando porque tenho que mudar meus hábitos de estudo. porque mais brinco do que pego no pegar no pesado nos estudos
    beijos

    ResponderEliminar
  4. amei teu blog linda ótimas dicas aqui
    se puder passa no meu tbm:

    erikakikasouza.com

    ResponderEliminar
  5. Hey hey , como está? Vi seu comentário lá no blog e CLARO que tinha que vir retribuir o carinho né? ( Demoro mas venho hahah)
    ÓTIMAS DICAS, É BOM MESMOS E ORGANIZAR PQ EU SOU SUUUPER PERDIDA, TUDO EU TENHO QUE ANOTAR SE NAO EU ESQUEÇO U.U
    Obrigada por sua visita, volte sempre e fique a vontade :D
    Já conhece a Fanpage? facebook.com/dantastrendy
    http://www.faladantas.com
    Te vejo por lá ;*

    ResponderEliminar
  6. apesar de não estudar mais.. as suas dicas são excelentes, vai ajudar muitas meninas, tenho certeza *-*

    www.bygarotas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Amei as dicas! Amanhã mesmo já vou fazer uma arrumação nos meus livros do colegial.


    Beijos! Te espero no meu cantinho.
    Garota Sem Clichês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por ter ajudado e ter dado alguma motivação! :D

      Eliminar
  8. Eu já não ando na escola, como não é novidade nenhuma para ti lol, mas se estudasse tentaria por estas dicas em prática... nunca estudei na vida porque, muito honestamente nunca consegui me concentrar no estudo mais que dez minutos (imagina eu em sala de aula XD) mas pelo que me dizem e pelo que vejo a universidade é outro "mundo" e se lá andasse tenho certeza que teria de começar a aprender a estudar! lool Boas dicas, little bunny!

    <3

    ResponderEliminar

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo